Zileide Silva é a primeira vencedora do Prêmio Glória Maria de Jornalismo, criado pela Câmara
Zileide Silva é a primeira vencedora do Prêmio Gloria Maria de Jornalismo, criado pela Câmara
A jornalista Zileide Silva, do Jornal Nacional, foi a primeira a receber o Prêmio Gloria Maria de Jornalismo, criado pela Câmara dos Deputados em homenagem à apresentadora e repórter falecida em fevereiro de 2023. O anúncio da premiação foi feito nesta quarta-feira (13/11), no Dia Nacional do Jornalista.
O prêmio, que visa reconhecer o trabalho de mulheres jornalistas negras, teve sua primeira edição dedicada à categoria “Reportagem”. Zileide Silva foi escolhida por unanimidade entre os jurados, que destacaram a qualidade e a relevância de suas reportagens.
“É com muita emoção que recebo esse prêmio. A Gloria Maria foi uma inspiração para mim e para tantas outras mulheres negras que sonham em fazer jornalismo. É um reconhecimento importante para o nosso trabalho e para a luta por mais representatividade na mídia”, disse Zileide Silva em seu discurso de agradecimento.
O Prêmio Gloria Maria de Jornalismo foi criado com o objetivo de homenagear a trajetória da jornalista, que foi pioneira em diversos aspectos. Gloria Maria, primeira apresentadora negra do Jornal Nacional, sempre lutou por mais representatividade na televisão brasileira, abrindo caminho para outras mulheres negras no jornalismo.
A Câmara dos Deputados, responsável pela criação do prêmio, espera que a iniciativa inspire outras mulheres negras a seguirem a carreira no jornalismo e contribua para a construção de uma mídia mais justa e representativa. O prêmio será concedido anualmente, em diferentes categorias.