Vitória de Trump é um recado para Lula cuidar mais da economia, avaliam interlocutores do presidente brasileiro



Vitória de Trump é um recado para Lula cuidar mais da economia, avaliam interlocutores

– A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, com 51% dos votos contra 48% de Joe Biden, foi recebida com cautela por interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para eles, o resultado é um recado para o governo brasileiro se dedicar mais à economia, com foco na redução da inflação e na geração de empregos.

Segundo um assessor próximo a Lula, que preferiu não se identificar, “a vitória de Trump mostra que a população americana está preocupada com a inflação e a economia, e que os eleitores estão dispostos a mudar de lado em busca de soluções para esses problemas”. O assessor ressaltou que o resultado das eleições americanas deve servir como um alerta para o governo brasileiro, que precisa “acelerar as reformas e medidas para melhorar a economia”.

Outro interlocutor, que também pediu anonimato, afirmou que a eleição de Trump “é um sinal de que o mundo está em um momento de grande instabilidade econômica e política”. Ele destacou que a vitória do republicano “demonstra que há uma crescente insatisfação com as políticas de esquerda em todo o mundo”.

Em relação aos impactos para o Brasil, os interlocutores do governo avaliam que a vitória de Trump pode ter implicações tanto na política externa quanto na economia. No plano internacional, o assessor próximo a Lula disse que a reaproximação entre os dois países pode ser desafiada, levando a um cenário de maior incerteza nas relações bilaterais.

Em relação à economia, a preocupação central é com a possível intensificação da guerra comercial entre Estados Unidos e China, o que poderia impactar negativamente o Brasil. “A situação global é complexa, e a vitória de Trump aumenta o grau de incerteza”, afirmou o interlocutor anônimo.

Apesar da cautela, os interlocutores do governo garantem que o Brasil está preparado para lidar com os desafios que se apresentam. O assessor próximo a Lula afirmou que o governo está “atento à situação internacional e trabalhando para proteger a economia brasileira”.

O governo brasileiro, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que “acompanha com atenção os resultados das eleições americanas e está pronto para dialogar com o novo governo dos Estados Unidos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *