Vídeos do g1 e TV Bahia – quinta-feira, 7 de novembro de 2024
Bahia: Chuvas intensas causam transtornos e deixam municípios em estado de emergência
As fortes chuvas que atingem a Bahia desde o início da semana causaram diversos transtornos em diferentes regiões do estado. Em Salvador, a chuva da última quarta-feira (6) provocou alagamentos em ruas e avenidas, deixando o trânsito congestionado e prejudicando o deslocamento dos cidadãos. De acordo com a Defesa Civil de Salvador, foram registrados 111 milímetros de chuva em apenas três horas, o que representa 60% da média histórica para o mês de novembro.
O município de Itapetinga, no sudoeste baiano, decretou estado de emergência devido aos danos causados pelas chuvas. A situação é considerada crítica, com diversas casas alagadas e ruas interditadas. A Defesa Civil local está trabalhando para atender as famílias atingidas e remover os entulho.
No interior do estado, a situação também é preocupante. Em Juazeiro, a chuva provocou o transbordamento do Rio São Francisco, alagando áreas próximas ao leito do rio. O município de Irecê, na região centro-norte, também enfrenta problemas com alagamentos e deslizamentos de terra.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que as equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão trabalhando para atender as demandas da população e garantir a segurança dos cidadãos durante as chuvas.
A previsão do tempo para os próximos dias é de chuvas com intensidade variável em todo o estado. As autoridades alertam para a necessidade de atenção e cuidado com os riscos de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.
Não se abrigue debaixo de árvores durante a chuva;
Em caso de necessidade, procure a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.