Veja lista de feriados e pontos facultativos para 2025 no DF
Brasília, 4 de janeiro de 2025 – O ano de 2025 reserva aos brasilienses 12 feriados e 4 pontos facultativos, segundo calendário divulgado pelo Governo do Distrito Federal. A combinação de datas comemorativas nacionais, religiosas e locais promete uma série de folgas para os moradores da capital federal, mas exige planejamento para quem pretende viajar ou realizar atividades profissionais.
O calendário inclui os feriados nacionais tradicionais, como o Natal (25 de dezembro), a Páscoa (20 de abril), e o Dia do Trabalho (1º de maio), garantindo longos finais de semana para muitos. Além destes, os brasilienses terão folga em datas religiosas, como a Sexta-feira Santa (18 de abril) e Corpus Christi (20 de junho), e em celebrações locais, como o Dia de Brasília (21 de abril) e o Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro).
É importante ressaltar a inclusão de pontos facultativos, que, embora não sejam obrigatórios, costumam ser adotados por diversas empresas e órgãos públicos. Em 2025, os pontos facultativos serão nos dias 24 de dezembro (véspera de Natal), 31 de dezembro (véspera de Ano Novo), 1º de janeiro (conforme consta no calendário, apesar de ser feriado), e 2 de fevereiro (Dia de Iemanjá). A decisão de adotar ou não esses pontos facultativos varia de acordo com cada instituição.
A lista completa dos feriados e pontos facultativos para 2025 no Distrito Federal é a seguinte:
20 de abril (Sexta-feira Santa)
1º de maio (Dia do Trabalho)
7 de setembro (Independência do Brasil)
2 de novembro (Finados)
25 de dezembro (Natal)
Pontos Facultativos: 24 de dezembro (Véspera de Natal)
1º de janeiro (Conforme consta no calendário, apesar de ser feriado)
* 2 de fevereiro (Dia de Iemanjá)
A publicação deste calendário permite que cidadãos e empresas se organizem com antecedência, planejando suas atividades e evitando transtornos em função dos feriados e pontos facultativos. A recomendação é consultar seus empregadores ou instituições para confirmar as políticas internas referentes aos pontos facultativos. A diversidade de datas garante um ano repleto de oportunidades para lazer e descanso, mas a organização é fundamental para aproveitar ao máximo essas folgas.