Veja a lista dos deputados que já assinaram a PEC pelo fim da jornada 6×1
Fim da jornada 6×1: 150 deputados já assinaram PEC, mas futuro é incerto
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a jornada de trabalho de 6 horas por dia, 6 dias por semana (6×1), no setor do comércio, já conta com o apoio de 150 deputados, segundo a contagem da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). O número representa 31,8% do total de deputados da Câmara dos Deputados, e demonstra um avanço significativo na luta por direitos trabalhistas, mas ainda não garante a aprovação da PEC.
A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados desde abril de 2023, busca garantir a jornada de 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira, para os trabalhadores do comércio, e já passou por uma votação simbólica na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP).
Embora a PEC tenha o apoio de diversos parlamentares, o seu futuro ainda é incerto. A aprovação final depende de uma votação no plenário da Câmara, e posteriormente, no Senado. Além disso, o governo federal ainda não se manifestou oficialmente sobre a proposta, e a posição do Executivo pode influenciar o curso das discussões.
Entre os deputados que já assinaram a PEC, destacam-se nomes como:
Carlos Veras (PDT-PE) , que enfatiza a necessidade de reduzir a jornada de trabalho para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e evitar acidentes.
Márcio Macedo (PT-SE)Antônio de Oliveira**, em comunicado. “Essa conquista é fundamental para garantir direitos básicos e dignidade aos trabalhadores do comércio”, completou.
A expectativa é que a PEC seja colocada em votação no plenário da Câmara nos próximos meses. A aprovação da proposta representaria um marco importante para a legislação trabalhista brasileira, garantindo a redução da jornada de trabalho para os trabalhadores do comércio e proporcionando um avanço significativo na qualidade de vida deste segmento.