Universitária desenvolve projeto de igualdade de gênero em comunidade quilombola



Universitária desenvolve projeto de igualdade de gênero em comunidade quilombola do Paraná

Maringá, 19 de novembro de 2024 – Uma iniciativa inovadora busca promover a igualdade de gênero na comunidade quilombola de Porto Rico, localizada em Maringá, no Paraná. A universitária Larissa Cristine da Silva, aluna do curso de Serviço Social da União Maringaense de Ensino (Ume), desenvolveu um projeto que visa conscientizar e empoderar mulheres da região, combatendo as desigualdades presentes em seu cotidiano.

O projeto, intitulado “Mulheres Quilombolas: Voz e Força”, surgiu como trabalho de conclusão de curso (TCC) de Larissa e já demonstra resultados positivos. Através de oficinas e palestras, a iniciativa aborda temas cruciais como violência doméstica, acesso à educação e saúde, e participação política. Segundo dados levantados pela própria universitária, 70% das mulheres da comunidade quilombola relataram já ter sofrido algum tipo de violência, seja física ou psicológica. Essa estatística alarmante destaca a urgência da intervenção.

As atividades do projeto envolvem diversas estratégias para promover a conscientização e o empoderamento feminino. As oficinas trabalham a autoestima, o autocuidado e o conhecimento dos direitos das mulheres. Paralelamente, as palestras oferecem informações sobre os recursos disponíveis na comunidade e na cidade, auxiliando as mulheres a acessar serviços essenciais e a buscar apoio em situações de vulnerabilidade.

A iniciativa de Larissa demonstra um impacto significativo na comunidade. Relatos de participantes indicam uma maior conscientização sobre seus direitos e uma crescente participação das mulheres em decisões comunitárias. A própria Larissa destaca a importância da escuta ativa e do diálogo com as mulheres da comunidade para a construção de um projeto realmente eficaz e relevante para suas necessidades.

A conclusão do TCC e o sucesso do projeto “Mulheres Quilombolas: Voz e Força” representam não apenas um grande avanço para a comunidade quilombola de Porto Rico, mas também um exemplo inspirador do poder transformador da educação e do engajamento social. A iniciativa de Larissa demonstra como a academia pode contribuir diretamente para a promoção da igualdade de gênero e para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. O trabalho demonstra o potencial de projetos acadêmicos em gerar mudanças concretas na vida das pessoas e na transformação social.

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