Unicamp terá cotas para professores pretos e pardos e com deficiência
Campinas, 28 de fevereiro de 2024 – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou a implementação de um sistema de cotas raciais e para pessoas com deficiência em seus concursos para professores. A medida, aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em 27 de fevereiro, visa promover a inclusão e a diversidade no corpo docente da instituição. A iniciativa representa um passo significativo na busca por uma universidade mais representativa da sociedade brasileira.
O novo sistema reserva 20% das vagas em concursos docentes para candidatos pretos e pardos. Outras 10% das vagas serão destinadas a candidatos com deficiência. As cotas se aplicam a todos os níveis de contratação, de professores auxiliares a titulares. A decisão busca combater a histórica sub-representação de negros e pessoas com deficiência na academia, refletindo um compromisso com a equidade e a justiça social.
A resolução aprovada pelo Consuni detalha os critérios para a comprovação da autodeclaração racial e da deficiência. A Unicamp implementará mecanismos para garantir a transparência e a isonomia do processo seletivo, assegurando que as cotas não comprometam o rigor acadêmico na escolha dos candidatos. A universidade também se compromete a fornecer o suporte necessário aos professores aprovados com deficiência, garantindo a inclusão e a acessibilidade no ambiente de trabalho.
A reitoria da Unicamp destacou a importância da medida como um avanço na construção de uma universidade mais justa e inclusiva. A expectativa é que a política de cotas contribua para a diversificação do corpo docente, enriquecendo o ambiente acadêmico e promovendo uma formação mais plural e representativa para os estudantes. A implementação das cotas demonstra o compromisso da Unicamp em promover a igualdade de oportunidades e em combater as desigualdades históricas presentes no sistema educacional brasileiro. O impacto desta iniciativa na composição do corpo docente da Unicamp será monitorado e avaliado periodicamente, garantindo a eficácia e a melhoria contínua do programa.