Última superlua do ano acontece nesta sexta (15), fenômeno será visto no Agreste e Sertão



Última Superlua de 2024 Ilumina o Céu do Agreste e Sertão Pernambucano nesta Sexta-feira

Prepare-se para apreciar um espetáculo celestial nesta sexta-feira (15/11)! A última Superlua de 2024, também conhecida como Superlua do Castor, irá abrilhantar o céu noturno do Agreste e Sertão pernambucano. O fenômeno ocorre quando a Lua atinge o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, tornando-a visível em um tamanho e brilho maiores do que o habitual.

De acordo com o Observatório Nacional, a Lua estará a uma distância de 361.488 km da Terra, cerca de 14% mais próxima do que a distância média. Este posicionamento garante que o astro brilhe com 30% mais intensidade, proporcionando uma experiência visual única aos observadores.

O momento exato do perigeu lunar, quando a Lua estará mais próxima da Terra, ocorrerá às 17h20 (horário de Brasília), mas a Superlua poderá ser vista a olho nu a partir do início da noite. O fenômeno será visível em todo o Brasil, mas para os moradores do Agreste e Sertão pernambucano a experiência será ainda mais especial, com a possibilidade de observar o brilho intenso da Superlua em um céu mais limpo e livre da poluição luminosa.

A Superlua do Castor recebeu esse nome por coincidir com a época em que os castores se preparam para o inverno, armazenando alimentos e construindo suas tocas.

Se você pretende registrar esse momento único, lembre-se de procurar um local com pouca iluminação artificial e apreciar o espetáculo celestial. Aproveite a oportunidade para observar a beleza da Lua e se conectar com o universo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *