UFR mantém 15% de bônus nota do Enem para candidatos que cursaram ensino médio em MT
Cuiabá, 3 de dezembro de 2024 – A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) anunciou nesta terça-feira a manutenção do bônus de 15% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas de Mato Grosso. A decisão, divulgada pela instituição, visa a garantir a inclusão de estudantes locais no processo seletivo da universidade.
A medida, em vigor desde 2023, beneficia candidatos que comprovarem ter realizado integralmente seus estudos do ensino médio em instituições públicas do estado. O bônus incide diretamente sobre a nota final do Enem, representando um acréscimo significativo na pontuação final e aumentando as chances de aprovação em cursos concorridos. Segundo a UFMT, a política de inclusão se justifica pela busca em ampliar o acesso à educação superior para estudantes de escolas públicas mato-grossenses, muitas vezes desfavorecidos em relação aos alunos de escolas privadas.
A universidade destaca que o processo de comprovação da escolaridade será o mesmo dos anos anteriores e as informações detalhadas sobre a documentação necessária estarão disponíveis no edital do processo seletivo para o próximo ano. A UFMT reforça o compromisso com a democratização do acesso ao ensino superior e considera o bônus no Enem uma ferramenta importante para atingir essa meta. A manutenção desta política demonstra a prioridade dada pela instituição à inclusão social e à valorização do ensino público estadual.
Com a confirmação da manutenção do bônus, os estudantes mato-grossenses que se preparam para o Enem de 2025 terão mais um incentivo para a busca de uma vaga na UFMT. A medida representa um importante avanço na promoção da equidade no acesso à educação superior pública no estado.