Surfista de MG é resgatado após ser arrastado por corrente de retorno no litoral de Alagoas; entenda o fenômeno



Surfista mineiro resgatado após ser arrastado por correnteza em Alagoas

Maceió, Alagoas – Um surfista de Minas Gerais precisou ser resgatado após ser arrastado por uma corrente de retorno no litoral alagoano na tarde desta quarta-feira (9). O incidente ocorreu na praia de Ipioca, município de Maceió. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou o salvamento do homem, que não teve o nome divulgado pela corporação.

Segundo informações do CBMAL, a vítima estava surfando quando foi surpreendida pela forte correnteza, um fenômeno natural que ocorre com frequência em praias com ondas e pode arrastar banhistas para o mar. As correntes de retorno são caracterizadas por canais estreitos de água que se movem rapidamente em direção ao mar, perpendicularmente à linha da costa. Embora perigosas, as autoridades destacam que elas geralmente não são muito largas, podendo ter de poucos metros até 30 metros de extensão. A profundidade também é variável.

Apesar do susto, o surfista mineiro foi resgatado com vida e sem ferimentos graves. De acordo com o CBMAL, ele foi retirado da água por volta das 16h30 e recebeu os primeiros socorros na praia, sendo liberado logo em seguida. A corporação ressalta a importância de atenção aos avisos dos salva-vidas e a observação das condições do mar antes de entrar na água, especialmente em dias com ondas.

O Corpo de Bombeiros reforça a orientação para que os banhistas fiquem atentos às bandeiras de sinalização nas praias, que indicam o nível de segurança para o banho de mar. A orientação é evitar o mar em dias com ondas fortes e procurar nadar em locais com salva-vidas. Em caso de ser puxado por uma corrente de retorno, a recomendação é manter a calma, nadar paralelamente à praia até sair da corrente e, somente então, retornar à costa.

O incidente serve como um alerta para a importância da segurança em atividades aquáticas, principalmente em locais com correntes de retorno, que representam um perigo constante para banhistas e surfistas. A rápida ação do Corpo de Bombeiros foi fundamental para garantir o bem-estar do surfista mineiro e evitar um desfecho mais grave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *