STF condena mais 14 por participação ‘de menor gravidade’ no 8 de Janeiro
STF condena mais 14 por participação de menor gravidade nos atos de 8 de janeiro
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (20) mais 14 pessoas por participação nos atos de vandalismo em Brasília no dia 8 de janeiro. As condenações, de acordo com o ministro Alexandre de Moraes, se baseiam em . Os réus foram acusados de , sem, contudo, serem apontados como líderes ou instigadores dos ataques.
Essa é a da investigação dos atos de 8 de janeiro. No primeiro julgamento, em 14 de junho, o STF já havia condenado 9 pessoas, incluindo o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres. Os réus condenados nesta quinta-feira foram acusados de participar da invasão do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, .
A decisão do STF, proferida durante sessão plenária, teve como base a . O ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito, destacou que . As penas dos condenados ainda não foram definidas.
O STF ainda não analisou os casos de cerca de , que estão sendo investigados por participação nos atos de 8 de janeiro. O inquérito, aberto em 9 de janeiro, tem como objetivo apurar . A investigação segue em andamento, com a expectativa de que mais condenações ocorram nas próximas semanas.