Sonhar é político



O Sonho Político Brasileiro: Um Mapa da Esperança e da Frustração

A esperança e a frustração se entrelaçam no imaginário político brasileiro, segundo pesquisa do Datafolha divulgada na última quarta-feira (23 de agosto). O estudo, encomendado pela Carta Capital, revela um panorama complexo e desafiador para o futuro do país.

De acordo com a pesquisa, 63% dos brasileiros acreditam que o país está no caminho errado, enquanto 35% consideram que está no caminho certo. A percepção negativa se acentua entre os mais jovens, com 73% dos brasileiros de 16 a 24 anos opinando que o país está no caminho errado.

Outro ponto crucial da pesquisa é a desconfiança generalizada em relação à classe política. Apenas 13% dos entrevistados confiam nos políticos, enquanto 85% demonstram desconfiança. A descrença é ainda maior entre os mais jovens, com 89% dos brasileiros de 16 a 24 anos declarando não confiar nos políticos.

Apesar do pessimismo, a pesquisa também revela um desejo por mudanças e um anseio por um futuro melhor. 54% dos brasileiros acreditam que o país pode melhorar nos próximos anos, enquanto 45% acreditam que irá piorar. A esperança por um futuro melhor é mais forte entre os mais jovens, com 62% dos brasileiros de 16 a 24 anos acreditando na possibilidade de melhorias.

A pesquisa destaca, ainda, a importância da educação como fator fundamental para a transformação social. Para 83% dos entrevistados, a educação é o principal caminho para melhorar a vida do país. A crença na educação como motor de transformação é compartilhada por todas as faixas etárias, com destaque para a adesão de 91% dos brasileiros de 16 a 24 anos.

O estudo do Datafolha apresenta um retrato complexo e desafiador da realidade brasileira, mas também revela um desejo latente por mudanças e a convicção de que a educação é fundamental para a construção de um futuro melhor. A tarefa de reconstruir a confiança na política e na sociedade como um todo, parece ser a principal missão a ser enfrentada pelos brasileiros, especialmente pelas novas gerações, que carregam consigo o peso da esperança e a responsabilidade por um futuro mais justo e próspero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *