Síndico é indiciado após furtar dinheiro de condomínio do Paraná e fugir para os Estados Unidos, diz delegado
Síndico acusado de desviar dinheiro de condomínio no Paraná e fugir para os EUA é indiciado
Um caso de desvio de dinheiro que gerou revolta entre moradores de um condomínio em , teve um novo capítulo nesta terça-feira (12). O síndico, , foi indiciado pela Polícia Civil por , após ser acusado de desviar , equivalente a do condomínio, e fugir para os Estados Unidos. A investigação, que durou cerca de , foi conduzida pela Delegacia de Polícia Civil de Campo Mourão.
De acordo com o delegado , responsável pelo caso, as investigações começaram a partir de um Boletim de Ocorrência registrado pelos moradores. “Eles perceberam que o síndico havia desaparecido e que o dinheiro do fundo de reserva, destinado a cobrir despesas emergenciais do condomínio, havia sumido”, explicou o delegado.
Segundo Bueno, a investigação apurou que Martins utilizou o dinheiro desviado para quitar dívidas pessoais e para financiar a sua fuga para os EUA. Ele teria deixado o Brasil em e se mudou para , onde passou a trabalhar como garçom em um restaurante.
A polícia conseguiu rastrear o paradeiro do síndico através de informações de familiares e de seus perfis em redes sociais. Com a localização de Martins, a polícia entrou em contato com as autoridades americanas, que o prenderam e o encaminharam para a imigração. Atualmente, o síndico aguarda a extradição para o Brasil, onde responderá pelo crime de furto qualificado.
A advogada do condomínio, , afirmou que os moradores estão indignados com a situação e que pretendem entrar com uma ação civil para recuperar o dinheiro desviado. “Estamos trabalhando para que ele seja responsabilizado criminal e civilmente por seus atos”, disse a advogada.
A investigação ressalta a importância de um controle rigoroso das contas do condomínio, para evitar casos de desvio de dinheiro e proteger o patrimônio dos moradores.