Senado gasta quase R$ 40 mil em passagens para senador acompanhar a eleição nos EUA
Senado banca passagens de senador pró-Trump para acompanhar eleição americana
O senador , filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, teve suas passagens aéreas para os Estados Unidos pagas pelo Senado Federal para acompanhar a eleição americana de 2020. A informação foi revelada pelo portal Metrópoles nesta quinta-feira (20), com base em dados do Senado.
De acordo com os registros, embarcou para os EUA em , retornando em , um dia antes da eleição. O custo das passagens, , foi pago com recursos do .
A viagem do senador ocorreu em meio à campanha eleitoral americana, marcada por fortes tensões e pela retórica inflamada do então presidente Donald Trump. é um conhecido admirador de Trump e chegou a declarar apoio ao republicano durante a campanha.
A assessoria de justificou a viagem como uma “missão oficial” para “acompanhar as eleições americanas e seus impactos no Brasil”. A assessoria afirmou ainda que o senador “participou de eventos e reuniões com autoridades e especialistas” durante sua estadia nos EUA.
A decisão do Senado de financiar a viagem de gerou críticas de parlamentares da oposição, que questionaram a necessidade de um senador brasileiro acompanhar as eleições americanas com recursos públicos.
“É inadmissível que o Senado gaste dinheiro público para bancar viagens de parlamentares a eventos internacionais que não tenham relevância para o Brasil”, afirmou a senadora .
A assessoria do Senado ainda não se manifestou sobre o caso.