Segundo dia do Enem em Aracaju: candidatos enfrentam calor para fazer as provas de matemática e ciências da natureza
Sol escaldante e provas desafiadoras: segundo dia do Enem em Aracaju testa candidatos
Aracaju, 10 de novembro de 2024 – O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Aracaju, Sergipe, foi marcado por um calor intenso e provas que exigiram concentração máxima dos candidatos. Os estudantes enfrentaram as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza, consideradas por muitos como as mais desafiadoras do exame.
As provas tiveram início às 13h, horário em que o sol já batia forte na capital sergipana. A sensação térmica, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chegou a 35°C, o que contribuiu para o desconforto dos candidatos. Muitos estudantes relataram dificuldade de concentração devido ao calor.
“Estava difícil de pensar com esse calor. Tentei me concentrar, mas a cabeça estava quente”, relatou Maria Eduarda, candidata de 18 anos.
A prova de Matemática, considerada tradicionalmente complexa, também foi um dos principais desafios enfrentados pelos candidatos.
“A prova de matemática foi bem difícil. As questões estavam complexas e exigiam bastante raciocínio. Foi preciso bastante concentração para conseguir terminar”, comentou João Victor, candidato de 19 anos.
Apesar das dificuldades, muitos candidatos se mostraram otimistas em relação ao desempenho nas provas. “Estou confiante de que fiz o meu melhor. Estudei muito e espero que meu esforço seja recompensado”, disse Mariana Santos, candidata de 17 anos.
Os resultados do Enem serão divulgados no dia 18 de janeiro de 2025. Os candidatos poderão usar a nota do exame para ingressar em universidades públicas e privadas, além de concorrer a programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).