Saúde anuncia acordo para garantir abastecimento de insulina no SUS



Brasília, 22 de agosto de 2023 – O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (22) um acordo com os laboratórios fabricantes para garantir o abastecimento de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida visa solucionar o problema de falta do medicamento em diversas regiões do país, que tem afetado milhares de pacientes com diabetes.

Segundo a pasta, o acordo prevê o fornecimento de 100% da demanda de insulina pelos laboratórios até o fim do ano. A negociação, que ocorreu ao longo dos últimos meses, envolveu representantes do ministério e das empresas Eli Lilly do Brasil, Sanofi e Novo Nordisk. As negociações foram conduzidas com a intermediação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

O desabastecimento de insulina vinha se agravando desde o início do ano, gerando preocupações entre pacientes e profissionais da saúde. A falta do medicamento compromete o tratamento de pessoas com diabetes, podendo levar a complicações graves, inclusive a óbito. A dificuldade no acesso à insulina atingiu principalmente as unidades de saúde de menor porte, localizadas em áreas mais remotas do Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, o acordo firmado garante não só o fornecimento total da demanda reprimida como também prevê um aumento no estoque estratégico para o enfrentamento de eventualidades futuras. A pasta também reforça o compromisso de monitoramento constante do abastecimento, assegurando o acesso ininterrupto da população ao medicamento. Não foram divulgados detalhes financeiros do acordo.

A resolução da questão representa um alívio para milhares de pacientes dependentes da insulina fornecida pelo SUS. A expectativa é que, com o cumprimento do acordo, o acesso ao medicamento seja normalizado em todo o território nacional em breve. O ministério garante que continuará a monitorar a situação e a tomar as medidas necessárias para assegurar o fornecimento contínuo e regular da insulina para todos que dela necessitam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *