Saiba como é o uso do celular nas escolas públicas de Minas Gerais; lei federal proíbe aparelho em sala de aula
Celulares em sala de aula: Lei federal gera desafios para escolas públicas mineiras
Belo Horizonte, 16 de janeiro de 2025 – A proibição do uso de celulares em sala de aula, determinada por lei federal, está gerando desafios para as escolas públicas de Minas Gerais. Apesar da legislação, a realidade nas escolas do estado é complexa, com diferentes abordagens e dificuldades de implementação. A reportagem do G1 apurou a situação e revela as divergências entre a lei e a prática.
A lei federal, em vigor desde 2023, determina a proibição do uso de celulares por alunos durante as aulas. Entretanto, a aplicação dessa norma nas escolas mineiras varia consideravelmente. Algumas instituições relatam dificuldades para fazer cumprir a regra, enquanto outras já implementaram medidas eficazes para controlar o uso dos aparelhos.
A Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) não apresentou dados oficiais sobre a porcentagem de escolas que cumprem integralmente a lei. A pasta informou que orienta as escolas a elaborarem seus próprios regimentos internos, incluindo regras sobre o uso de celulares, mas não detalhou as estratégias de fiscalização ou as sanções aplicadas em casos de descumprimento. A falta de um plano de ação unificado e de recursos específicos para a implementação da lei dificulta a uniformidade na aplicação da norma.
Professores entrevistados pelo G1 relatam diferentes experiências. Alguns afirmam que a proibição é difícil de ser cumprida devido à resistência dos alunos e à falta de apoio da direção. Outros descrevem estratégias bem-sucedidas, como a utilização de armários para guardar os celulares ou a negociação com os alunos para um uso consciente do aparelho em horários específicos. A falta de infraestrutura adequada, como armários suficientes para todos os alunos, também é apontada como um obstáculo.
A questão da inclusão digital também surge como um ponto importante. Embora a lei vise melhorar o aprendizado, a proibição total pode prejudicar alunos que dependem do celular como ferramenta de estudo, especialmente aqueles que não possuem acesso a computadores ou internet em casa. O desafio, portanto, é encontrar um equilíbrio entre a necessidade de manter a concentração em sala de aula e garantir o acesso à tecnologia para aqueles que a necessitam.
Em resumo, a implementação da lei federal que proíbe o uso de celulares em sala de aula nas escolas públicas de Minas Gerais enfrenta obstáculos significativos. A falta de um plano de ação claro da SEE-MG, aliada à diversidade de contextos escolares e à resistência dos alunos, demonstra a complexidade do desafio. A busca por soluções eficazes e inclusivas é fundamental para garantir que a lei contribua, de fato, para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, sem excluir aqueles que dependem da tecnologia para o seu aprendizado.