Risco de fuga faz Moraes barrar viagem de Bolsonaro aos EUA para posse de Trump



Moraes impede Bolsonaro de viajar aos EUA para a posse de Trump

– O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu nesta terça-feira o ex-presidente Jair Bolsonaro de viajar aos Estados Unidos para participar da posse de Donald Trump como presidente. A decisão, tomada em caráter liminar, atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que alegou risco de Bolsonaro fugir do país para evitar o cumprimento de investigações contra ele.

A PGR argumentou que Bolsonaro é alvo de diversos inquéritos no STF, e que a viagem aos EUA representaria um risco real de fuga. A decisão de Moraes considera a gravidade dos crimes investigados e a possibilidade de Bolsonaro obstruir a justiça se estiver fora do Brasil. O ministro destacou a necessidade de garantir a presença de Bolsonaro para o devido processo legal e a efetivação da justiça.

A proibição de viagem foi imposta em caráter liminar, ou seja, provisória, enquanto o STF analisa o mérito do pedido da PGR. Não há informações sobre eventuais punições a Bolsonaro caso ele descumpra a decisão judicial. A assessoria do ex-presidente ainda não se manifestou oficialmente sobre a proibição imposta pelo ministro Alexandre de Moraes.

A decisão de Moraes acontece em um momento de alta tensão política no Brasil, com Bolsonaro enfrentando diversas investigações e um processo de impeachment em curso. A possibilidade de uma fuga do ex-presidente gerou grande preocupação entre os poderes constituídos, justificando, para a PGR, a solicitação da medida cautelar.

Embora a posse de Trump tenha sido em 20 de janeiro de 2021, a decisão do ministro foi tomada um dia antes, impedindo, portanto, a viagem de Bolsonaro para o evento. A decisão do STF reforça o poder do Judiciário em garantir o cumprimento da lei e a responsabilização de autoridades, mesmo que de alto escalão. O desenrolar dos processos contra Bolsonaro e a análise do mérito do pedido da PGR devem definir os próximos passos nesse caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *