Réus pelo caso Sophia, mãe e padrasto são condenados por maus-tratos pela morte de cachorro
Mãe e padrasto condenados por maus-tratos que levaram à morte de cachorro em Campo Grande
– A justiça de Mato Grosso do Sul condenou nesta terça-feira (06/11) a mãe e o padrasto da menina Sophia, de 11 anos, por maus-tratos que resultaram na morte do cachorro da família. O crime aconteceu em Campo Grande, em 2023.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, o casal submetia o animal a diversos tipos de violência, como privação de água e comida, além de agressões físicas. A investigação revelou que o cachorro, da raça Pitbull, foi encontrado morto em julho do ano passado.
Após a análise das provas, o juiz da 2ª Vara Criminal da Capital, Marcelo Ivo, condenou a mãe de Sophia, , a 1 ano e 4 meses de prisão em regime aberto, além de multa. O padrasto, , foi condenado a 2 anos e 4 meses de prisão em regime semiaberto, também com pagamento de multa.
A sentença do juiz ressalta a gravidade dos crimes praticados contra o animal, afirmando que “a crueldade e o desrespeito à vida do cachorro, em especial pelo fato de se tratar de um animal doméstico e, por isso, mais vulnerável, configuram uma conduta reprovável que merece punição exemplar”.
A decisão judicial destaca que o caso serve como um alerta para a sociedade sobre a importância da proteção aos animais. A condenação do casal, apesar de não trazer o cachorro de volta à vida, serve como um sinal de que a justiça está atenta à violência contra os animais.
A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Campo Grande, responsável pela denúncia, comemorou a condenação, afirmando que a decisão representa um passo importante na luta pela proteção animal no estado.
A defesa dos condenados ainda pode recorrer da sentença.