Represa Bortolan pode se tornar patrimônio cultural e imaterial de Poços de Caldas, MG



Represa Bortolan: Patrimônio Cultural e Imaterial de Poços de Caldas?

A Represa Bortolan, um dos cartões postais de Poços de Caldas, em Minas Gerais, pode se tornar um patrimônio cultural e imaterial do município. A proposta, apresentada pelo vereador , foi aprovada em primeira discussão na Câmara Municipal no dia .

A ideia é reconhecer a importância histórica, social e ambiental da represa, que completa em . A estrutura, construída em , foi fundamental para o desenvolvimento de Poços de Caldas, garantindo o abastecimento de água para a cidade e impulsionando o turismo local.

destaca que a represa não é apenas um reservatório de água, mas um espaço que abriga atividades de lazer e esportes náuticos, além de ser um importante ponto turístico e um local de grande beleza natural.

“A Represa Bortolan é um marco da nossa história, um lugar que faz parte da identidade de Poços de Caldas. A proposta de tombamento visa garantir a preservação desse patrimônio para as futuras gerações”, afirmou o vereador.

A proposta ainda precisa ser analisada em segunda discussão na Câmara Municipal e, se aprovada, seguirá para sanção do prefeito. Caso seja aprovada, a Represa Bortolan será incluída no Inventário Municipal de Bens Culturais Imateriais e receberá proteção especial do município.

A iniciativa demonstra a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural, não apenas por sua importância para a história local, mas também por sua relevância para a identidade da cidade e para o desenvolvimento turístico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *