Quase 90% dos mortos por policiais em 2023 eram negros, diz estudo
Quase 90% das vítimas de policiais em 2023 eram negras, aponta estudo
– Um novo estudo do , divulgado nesta quinta-feira (17), revela um cenário alarmante: das pessoas mortas por policiais no Rio de Janeiro em 2023 eram negras. O levantamento, que analisou dados oficiais de boletins de ocorrência e de registros de óbitos, demonstra o caráter racializado da violência policial na cidade.
O estudo, intitulado “”, registrou por ação policial nos primeiros seis meses do ano, um aumento de em comparação com o mesmo período de 2022. A maioria das vítimas () eram homens, e a idade média dos mortos foi de .
Segundo a pesquisa, a da cidade foi a região com o maior número de mortes por policiais (), seguida pela (). Em relação à faixa etária, o grupo com maior número de vítimas foi o de , com .
O estudo do Fogo Cruzado destaca ainda que a letalidade policial atinge de forma desproporcional a população negra, mesmo que esta represente apenas da população carioca. “A violência policial no Rio de Janeiro continua a ser uma , com um impacto desproporcional sobre a população negra”, afirma o estudo.
A pesquisa, que utiliza dados oficiais, busca fornecer um panorama abrangente da letalidade policial no Rio de Janeiro, evidenciando a necessidade de ações urgentes para e promover a na cidade.