Promessa de rolê com Fusca ajuda a melhorar notas de português de alunos de escola pública de MG
Divinópolis, MG – 25/11/2024 – Em uma iniciativa inovadora, passeios de Fusca estão se mostrando uma ferramenta eficaz para melhorar o desempenho em português de alunos de uma escola pública de Divinópolis, em Minas Gerais. A professora Cristiane Aparecida de Souza, idealizadora do projeto, observou um aumento significativo nas notas da turma após a implementação das atividades que combinam o clássico veículo com a aprendizagem da língua portuguesa.
A ideia surgiu da necessidade de tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. A professora Cristiane, que leciona para alunos do 6º ano, notou a dificuldade de alguns alunos em se engajar com os métodos tradicionais de ensino. Com o objetivo de despertar o interesse pela leitura e escrita, ela decidiu integrar o Fusca, um carro que desperta a curiosidade dos estudantes, às aulas. Os passeios, que acontecem aos sábados, incluem a leitura de livros e poemas dentro do carro, atividades de escrita criativa inspiradas nas paisagens e, até mesmo, a elaboração de textos descrevendo a experiência.
Os resultados foram surpreendentes. Segundo a professora, houve um aumento de 20% na média das notas de português da turma. A iniciativa tem se mostrado tão eficaz que já está sendo cogitada sua ampliação para outras séries da escola. Os alunos, inicialmente receosos, se mostraram entusiasmados com a proposta, relatando maior facilidade para escrever e um aumento no interesse pela leitura. A experiência prática e imersiva proporcionada pelos passeios de Fusca permitiu que os estudantes conectassem a teoria com a prática, tornando o aprendizado mais significativo e memorável.
O projeto, além de seu impacto positivo no aprendizado, também demonstra a criatividade e a dedicação de professores em busca de métodos inovadores para superar os desafios da educação pública. A professora Cristiane, com sua iniciativa, prova que a aprendizagem pode ser divertida e eficaz, ultrapassando as barreiras tradicionais da sala de aula. A experiência bem-sucedida em Divinópolis serve como exemplo inspirador para outras escolas que buscam alternativas criativas para melhorar o ensino de português e o desempenho de seus alunos.