Procurador pede a suspensão de processo contra Trump por interferência na eleição de 2020
Procurador pede suspensão de processo contra Trump por interferência na eleição de 2020
– O procurador do condado de Fulton, Fani Willis, responsável pelo caso que investiga a interferência de Donald Trump na eleição presidencial de 2020 na Geórgia, pediu a suspensão do processo por tempo indeterminado. O pedido foi feito em um documento judicial, no qual Willis argumenta que a suspensão é necessária para garantir um julgamento justo e evitar potenciais conflitos com o processo criminal federal que corre contra Trump no Distrito de Colúmbia.
A investigação de Willis se concentra em um telefonema de Trump para o secretário de estado da Geórgia, Brad Raffensperger, em 2 de janeiro de 2021, no qual o ex-presidente pediu a Raffensperger que “encontrasse” os votos necessários para reverter sua derrota para Joe Biden no estado. Trump também é acusado de ter pressionado outros funcionários eleitorais da Geórgia a falsificar os resultados da eleição, além de ter participado de uma campanha de pressão para pressionar o governo da Geórgia a revogar os resultados da eleição no estado.
A investigação de Willis, que começou em fevereiro de 2021, já resultou na acusação de 19 pessoas, incluindo membros da equipe de Trump, além do próprio ex-presidente. A investigação também levou à formação de um grande júri especial que ouviu testemunhos de mais de 75 pessoas, incluindo alguns aliados próximos de Trump.
A solicitação de suspensão de Willis ocorre em meio a uma série de outros processos judiciais que Trump enfrenta, incluindo uma investigação do Departamento de Justiça sobre seus esforços para reverter os resultados da eleição de 2020, além de uma investigação da procuradora distrital de Manhattan, Alvin Bragg, sobre os pagamentos feitos à atriz Stormy Daniels durante a campanha presidencial de 2016.
O pedido de Willis para suspender o processo contra Trump é um novo capítulo na saga legal do ex-presidente, que já enfrenta uma série de acusações criminais e civis. Resta saber se a solicitação será aprovada pelo juiz do caso, e qual o impacto da decisão sobre os outros processos judiciais que Trump enfrenta.