Primeira graduação aos 61: a história da candidata que passou em 1º lugar em ciências biológicas na UnB
Aos 61 anos, a primeira graduação: candidata conquista o primeiro lugar em Ciências Biológicas na UnB
Brasília, 09 de novembro de 2024 – Maria Aparecida, aos 61 anos, é a prova viva de que a paixão pelo aprendizado não tem idade. Após dedicar a vida à família e ao trabalho como auxiliar de enfermagem, ela realizou um sonho antigo e conquistou o primeiro lugar no vestibular para o curso de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB). A aprovação, que aconteceu em 2024, marca um novo capítulo na vida da estudante, que espera se tornar bióloga e contribuir para a pesquisa científica.
“Eu sempre gostei de estudar, mas a vida seguiu outro caminho”, conta Maria Aparecida. “Trabalhei como auxiliar de enfermagem por muitos anos, mas nunca abri mão dos livros. Quando meus filhos cresceram, decidi que era hora de realizar meu sonho e me dedicar aos estudos”.
A trajetória de Maria Aparecida até a aprovação na UnB foi marcada por desafios e superação. Ela se inscreveu para o vestibular após concluir o ensino médio, no qual se destacou, obtendo 85% de aproveitamento. “A prova do vestibular foi bem difícil, mas eu me preparei bastante e confiei no meu potencial”, afirma. “Meus filhos foram meu grande apoio durante todo o processo, sempre me incentivando a ir em frente”.
A conquista de Maria Aparecida é um exemplo inspirador para todos que sonham em voltar a estudar. “É possível realizar nossos sonhos em qualquer idade”, afirma a estudante. “O importante é ter foco, persistência e acreditar no nosso potencial”.
A história de Maria Aparecida mostra que a busca pelo conhecimento é um caminho sem limites, e que a idade não é uma barreira para realizar nossos sonhos. Sua conquista serve como um incentivo para que outros busquem realizar seus objetivos, independentemente da idade, e inspire a todos a nunca abrirem mão de suas paixões.