Prefeitura de SP amplia prazo e libera até 2025 a circulação de ônibus com mais de 10 anos



São Paulo, 28 de dezembro de 2024 – A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (28) a prorrogação do prazo para a proibição de circulação de ônibus com mais de 10 anos de idade. A medida, inicialmente prevista para entrar em vigor em 2024, foi adiada para 2025. A decisão visa dar mais tempo às empresas de transporte público para a renovação de sua frota.

A gestão municipal justificou a prorrogação alegando dificuldades enfrentadas pelas empresas de ônibus na aquisição de novos veículos, em decorrência de problemas na cadeia de suprimentos e aumento dos custos. A meta da prefeitura permanece a mesma: a modernização da frota de ônibus da cidade, visando a melhoria do serviço prestado à população e a redução da emissão de poluentes.

A prorrogação, no entanto, não significa a ausência de metas. A prefeitura afirma que continuará a monitorar o processo de renovação da frota e a trabalhar em conjunto com as empresas de transporte para garantir o cumprimento do objetivo final. Detalhes sobre possíveis sanções para empresas que não cumprirem os prazos revisados não foram explicitados na nota oficial.

Embora o prazo tenha sido estendido, a prefeitura reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade do transporte público na capital paulista. A expectativa é que, com a prorrogação, as empresas consigam se adequar às novas exigências sem comprometer a operação do sistema de transporte coletivo. O adiamento, portanto, é visto pela prefeitura como uma medida estratégica para garantir a continuidade do serviço e a gradual renovação da frota de ônibus, sem impactos drásticos para os usuários.

A decisão da prefeitura de São Paulo demonstra a complexidade do processo de modernização do transporte público em grandes centros urbanos, que envolve diversos fatores, desde a logística de aquisição de veículos até as questões econômicas e financeiras que afetam as empresas do setor. Acompanharemos os próximos passos e os impactos dessa decisão na qualidade do transporte público na capital paulista.

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