Prefeitura de Poços de Caldas rompe antigo contrato da Saúde e anuncia convênio com Santa Casa
Poços de Caldas, MG – 17/01/2025 – A Prefeitura de Poços de Caldas anunciou nesta quinta-feira (17) a rescisão do contrato com a empresa terceirizada que gerenciava parte dos serviços de saúde do município e a assinatura de um convênio com a Santa Casa de Misericórdia. A decisão, segundo a administração municipal, visa garantir a melhoria da qualidade do atendimento médico na cidade.
O antigo contrato, que previa a gestão de 100% dos leitos de internação da cidade, sofreu diversas denúncias de irregularidades e descumprimento contratual. A prefeitura não detalhou as irregularidades encontradas, mas mencionou a busca por “melhorias no sistema de saúde”. A rescisão foi tomada após um processo administrativo que analisou o contrato e as denúncias recebidas.
Com a ruptura do contrato anterior, a Prefeitura de Poços de Caldas firmou um convênio com a Santa Casa de Misericórdia. Este convênio prevê a gestão de 80% dos leitos de internação do município pela instituição religiosa. Os 20% restantes serão gerenciados pela própria prefeitura. A expectativa é que essa mudança fortaleça a rede de saúde local, garantindo maior eficiência e transparência na gestão dos recursos públicos destinados à saúde.
A administração municipal se comprometeu a acompanhar de perto a execução do convênio com a Santa Casa, assegurando a prestação de serviços de qualidade à população. Não foram divulgados detalhes sobre o valor financeiro do novo convênio nem sobre as futuras etapas do processo de transição. A prefeitura apenas reforçou o seu compromisso com a saúde da população de Poços de Caldas e a busca constante por melhorias no sistema de saúde municipal. A expectativa é que a mudança traga benefícios concretos à população em um curto prazo.