Por que crianças pequenas gostam de ver os mesmos desenhos e ler os mesmos livros



São Paulo, 15 de dezembro de 2024 – Para muitas crianças pequenas, a repetição não é um fardo, mas sim um portal para a segurança e o aprendizado. A insistência em assistir ao mesmo desenho animado ou ler a mesma história diversas vezes, comportamento comum nessa fase, não é um mero capricho. De acordo com especialistas, essa preferência demonstra um processo de desenvolvimento fundamental para a construção da personalidade e o desenvolvimento cognitivo.

A reportagem do G1, publicada hoje, desvenda os motivos por trás dessa aparente teimosia infantil. Segundo a psicóloga infantil, Dra. Maria Aparecida de Oliveira, da Sociedade Brasileira de Pediatria, a repetição oferece às crianças um sentimento de controle e previsibilidade num mundo que, para elas, ainda é repleto de novidades e incertezas. A familiaridade com a história, personagens e roteiros proporciona conforto e segurança, contribuindo para o desenvolvimento da autoestima e da autonomia.

A repetição também desempenha um papel crucial no desenvolvimento da linguagem e da memória. Ao ouvir a mesma história repetidas vezes, a criança internaliza a estrutura da narrativa, amplia o vocabulário e aprimora a compreensão da linguagem. A capacidade de memorizar diálogos e sequências de eventos contribui para o desenvolvimento da memória, um elemento vital para o aprendizado em todas as áreas.

Além disso, o ato de reviver as mesmas histórias e desenhos permite que a criança explore diferentes aspectos da narrativa a cada repetição. Ela pode se concentrar em detalhes antes ignorados, identificar novas nuances na linguagem corporal dos personagens ou até mesmo criar suas próprias interpretações da história. Esse processo de análise e interpretação contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e da imaginação.

Para pais e educadores, compreender essa necessidade infantil de repetição é fundamental. Embora possa parecer exaustivo, ceder a essa demanda contribui para o desenvolvimento saudável da criança, proporcionando-lhe segurança, conforto e estímulos essenciais para o crescimento. A paciência e o acolhimento nesse processo são recompensados pela observação do desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

Em suma, a paixão infantil por desenhos e livros repetidos não representa teimosia, mas sim um reflexo de um processo natural de aprendizado e desenvolvimento. Compreender e respeitar essa necessidade é fundamental para criar um ambiente estimulante e seguro para o crescimento da criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *