Polícia prende homem contratado para abandonar cachorro de raça em rua de Manaus
Homem preso por abandonar cachorro de raça em rua de Manaus
Manaus, 16 de dezembro de 2024 – A Polícia Civil do Amazonas prendeu um homem, na segunda-feira (16), suspeito de abandonar um cachorro da raça Pitbull na rua, no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. O indivíduo, que não teve o nome divulgado pela polícia para preservar a integridade das investigações, foi contratado para cuidar do animal e, em vez disso, o abandonou em via pública.
De acordo com informações da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Dema), o homem foi localizado após uma investigação iniciada a partir de denúncias de populares. Testemunhas relataram terem visto o suspeito abandonando o Pitbull na rua. As investigações apontam que o homem teria recebido uma quantia em dinheiro para cuidar do animal, mas descumpriu o acordo, cometendo ato de crueldade contra o animal.
O cachorro, encontrado em situação de abandono, foi resgatado e encaminhado para um abrigo, onde receberá os cuidados veterinários necessários. A polícia não divulgou detalhes sobre o estado de saúde do animal, apenas confirmando que ele está sob cuidados.
O suspeito foi autuado por maus-tratos a animais, crime previsto na Lei nº 9.605/98, que prevê pena de detenção de três meses a um ano, e multa. Ele permanece à disposição da Justiça. A Dema reforça a importância da denúncia de casos de maus-tratos a animais por meio do número (92) 3214-7638.
A prisão do homem demonstra o trabalho da Dema no combate à crueldade animal em Manaus. O caso serve como alerta para a população sobre a gravidade dos crimes de abandono e maus-tratos a animais, reforçando a necessidade de responsabilidade na guarda de animais de estimação e a importância de denunciar qualquer ato de violência contra eles.