Polícia Federal prende delegado e três policiais suspeitos de trabalharem para o PCC



São Paulo – 17/12/2024 – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (17) uma operação que resultou na prisão de um delegado e três policiais militares acusados de atuarem a favor do Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação, batizada de “Operação Ethos”, ocorreu em São Paulo e mira uma organização criminosa que, segundo a PF, tinha o objetivo de obter vantagens ilícitas através da cooptação de agentes públicos.

A investigação, que durou meses, apontou que o delegado e os policiais militares forneciam informações privilegiadas ao PCC, auxiliando na execução de crimes e na proteção de integrantes da organização. Entre os crimes que o grupo é suspeito de auxiliar estão roubos, tráfico de drogas e homicídios. A PF não divulgou o nome do delegado envolvido, mas informou que ele atuava na região metropolitana de São Paulo. Os nomes dos policiais militares também não foram revelados.

Durante as buscas realizadas em endereços ligados aos suspeitos, foram apreendidos diversos materiais que corroboram as investigações, como documentos, eletrônicos e armas de fogo. A PF não divulgou detalhes sobre o tipo e a quantidade de armas apreendidas. Os quatro presos serão encaminhados para a Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo, onde serão interrogados e ficarão à disposição da Justiça.

A operação “Ethos” demonstra o comprometimento das forças de segurança em combater a corrupção e o crime organizado no estado de São Paulo. A PF ressalta a importância da cooperação entre as diferentes instituições para o sucesso de ações como esta. A investigação continua em andamento, com a possibilidade de novas prisões e apreensões. A PF não descarta a possibilidade da existência de outros envolvidos na organização criminosa. Os presos responderão pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva e conivência com o crime organizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *