Planalto avalia fechamento do Aeroporto Santos Dumont para o G20



Aeroporto Santos Dumont pode fechar para o G20, avalia FAB

– A Força Aérea Brasileira (FAB) está avaliando a possibilidade de fechar o Aeroporto Santos Dumont durante a realização da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, em novembro de 2025. A medida visa garantir a segurança dos líderes mundiais que participarão do evento, mas pode impactar milhares de passageiros que utilizam o aeroporto diariamente.

Segundo informações da FAB, o fechamento do Santos Dumont seria apenas uma das medidas em estudo para a segurança do G20. A decisão final ainda depende de uma análise completa, levando em consideração a viabilidade logística e a capacidade do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) de absorver o fluxo de passageiros que seriam redirecionados.

A possibilidade de fechamento do Santos Dumont gerou polêmica entre os usuários. Alguns defendem a medida, alegando que a segurança dos líderes internacionais é prioritária. Outros, no entanto, criticam a decisão, argumentando que o fechamento do aeroporto causaria grande transtorno para a população, especialmente para quem utiliza o Santos Dumont para viagens curtas e de negócios.

O Aeroporto Santos Dumont é um dos mais movimentados do Brasil, recebendo cerca de 8 milhões de passageiros por ano. O fechamento do aeroporto para o G20 poderia impactar cerca de 22 mil passageiros por dia, segundo estimativas da Infraero.

A FAB garante que, em caso de fechamento, haverá um plano de contingência para minimizar os impactos e oferecer alternativas para os passageiros, como o transporte por ônibus para o Galeão. A decisão final sobre o fechamento do Santos Dumont deverá ser tomada nos próximos meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *