PL diz repudiar atentado em Brasília e pede rigor na investigação
Câmara repudia ataque em Brasília e pede rigor na investigação
Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (08/01), a Câmara dos Deputados repudiou o ataque às sedes dos Três Poderes em Brasília, ocorrido no domingo (08/01). O texto, assinado pelo presidente Arthur Lira, também solicita que as autoridades investiguem o caso com rigor e que os responsáveis sejam punidos.
O ataque, que resultou em danos às sedes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, foi classificado como um “ataque à democracia” pela Câmara. O comunicado afirma que a “Câmara dos Deputados repudia veementemente os atos de vandalismo e violência ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023”.
O texto também destaca que “a democracia brasileira é forte e jamais será abalada por atos de violência e intolerância”. A Câmara dos Deputados se coloca à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.
O ataque, que teve início na tarde do domingo, contou com a participação de milhares de pessoas que invadiram as sedes dos Três Poderes. Os manifestantes, em sua maioria apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, vandalizaram os prédios e destruíram obras de arte.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que retornou a Brasília após uma viagem à Bahia, condenou os atos e decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal.
A investigação do ataque está em andamento e as autoridades prometem apurar a fundo os responsáveis pelos atos de vandalismo.