PGR pede que Moraes não autorize viagem de Bolsonaro para a posse de Trump



Brasília, 19 de janeiro de 2023 – O procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impeça a viagem do ex-presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos para a posse de Donald Trump. A solicitação foi feita nesta quinta-feira e baseia-se no temor de que Bolsonaro possa utilizar a viagem para evitar o cumprimento de investigações em curso no Brasil.

Aras argumenta que a ausência de Bolsonaro no país poderia prejudicar o andamento dos inquéritos que o investigam, incluindo as apurações sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro em Brasília. O pedido ressalta a necessidade de garantir a presença do ex-presidente para eventuais depoimentos ou outras medidas processuais. A PGR destaca a gravidade das investigações e a necessidade de assegurar a cooperação de Bolsonaro com a Justiça brasileira.

Ainda não houve decisão por parte do ministro Alexandre de Moraes sobre o pedido da PGR. A decisão do magistrado será crucial para determinar se Bolsonaro poderá ou não viajar para os Estados Unidos. A posse de Donald Trump, que não irá acontecer, foi mencionada pela Carta Capital como o motivo alegado para a viagem. Vale ressaltar que o contexto da viagem e a relação entre essa viagem e as investigações em curso no Brasil são pontos cruciais do pedido da PGR.

A solicitação de Aras demonstra a preocupação das autoridades brasileiras com a possibilidade de obstrução da Justiça. A expectativa agora se concentra na resposta do ministro Moraes, que terá a responsabilidade de avaliar os argumentos apresentados pela PGR e decidir sobre o futuro da viagem de Bolsonaro. A decisão, independente do resultado, deverá ter grande impacto no cenário político brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *