PF cumpre mandados de prisão contra suspeitos de desviar R$ 9 milhões com fraudes na concessão de benefícios do INSS na Bahia
PF deflagra operação contra fraudes no INSS na Bahia; 26 são alvo de mandados
– A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (3) a Operação Mensageiro, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Bahia. Ao todo, 26 pessoas são alvo de mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Jequié, no sul do estado. As investigações apontam para a atuação de um grupo criminoso especializado em obter benefícios previdenciários de forma fraudulenta.
A operação concentra-se em Jequié e região, onde os investigados, segundo a PF, se utilizavam de documentos falsos para obter benefícios previdenciários indevidos. Os crimes investigados são estelionato, uso de documento falso e organização criminosa. A ação contou com a participação de 60 policiais federais, que cumprem 26 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais. O foco da investigação é desmantelar a estrutura criminosa responsável pelo esquema e responsabilizar os envolvidos.
De acordo com as investigações da PF, o grupo criminoso atuava de forma organizada, com papéis bem definidos para cada integrante. Eles se utilizavam de diversos métodos para fraudar o sistema do INSS, incluindo a apresentação de documentos falsos, como atestados médicos e comprovantes de renda. A quantia desviada, o número de beneficiários fraudados e o período de atuação do grupo ainda estão sendo apurados pelas autoridades. As investigações tiveram início a partir de denúncias recebidas pela PF e cruzamento de dados do INSS.
O material apreendido durante a operação, incluindo computadores, documentos e celulares, será analisado pela PF para fortalecer as investigações e subsidiar a formação de provas para o processo judicial. As pessoas investigadas serão chamadas a depor e prestar esclarecimentos. A PF reforça o compromisso com o combate aos crimes contra a previdência social e ressalta a importância da denúncia por parte da população para auxiliar nas investigações de casos semelhantes. A Operação Mensageiro demonstra a dedicação das autoridades em combater as fraudes ao sistema previdenciário e garantir a justiça social.