PF cumpre mandados contra desembargadores investigados por suspeita de vendas de decisões judiciais em MT
Cuiabá (MT) – 26 de novembro de 2024 – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (26) a Operação “Esdras”, cumprindo mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande, em Mato Grosso. Os alvos são desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado (TJMT), suspeitos de envolvimento em crimes contra a administração pública. A operação, que investiga suposta corrupção, é um desdobramento da Operação “Rêmora”, deflagrada em 2022.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sendo cinco na capital Cuiabá e dois em Várzea Grande. Além dos imóveis dos desembargadores, também foram alvo de buscas os gabinetes dos magistrados no TJMT. A operação conta com o apoio da Corregedoria do TJMT. A Polícia Federal não divulgou os nomes dos desembargadores alvos da operação, mas informações preliminares sugerem que as investigações se concentram em supostos favorecimentos em decisões judiciais em troca de vantagens indevidas.
Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá. As investigações apuram a suspeita de que decisões judiciais foram influenciadas por interesses escusos, resultando em prejuízos ao erário e favorecimento de particulares. A Operação “Esdras” é um passo crucial na busca por transparência e justiça no sistema judiciário mato-grossense. A Polícia Federal apreendeu diversos documentos e equipamentos eletrônicos que serão analisados para subsidiar as investigações.
A operação destaca a importância da atuação das forças de segurança na busca pelo combate à corrupção em todos os níveis do poder público. A Polícia Federal ressalta que a investigação está em andamento e que novas informações serão divulgadas em momento oportuno. A expectativa é de que a análise do material apreendido forneça elementos suficientes para o aprofundamento das investigações e a eventual responsabilização dos envolvidos. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.