Pelo menos sete capitais começam 2025 com reajustes nas tarifas de ônibus; veja lista
Reajustes nas tarifas de ônibus afetam seis capitais brasileiras em janeiro de 2025
– O início do ano de 2025 já traz um aumento nos custos para passageiros de ônibus em pelo menos seis capitais brasileiras. Aumentos nas tarifas foram registrados em diferentes estados, impactando o orçamento de milhares de usuários do transporte público. A variação percentual dos reajustes e as novas tarifas refletem a complexa realidade econômica de cada região e as negociações entre empresas de ônibus e os órgãos de gestão do transporte público.
Entre as capitais afetadas, estão , com um aumento de , elevando a tarifa para . Em , o reajuste foi de , resultando em uma nova tarifa de . A capital também registrou aumento, com um reajuste de , atingindo o valor de .
Na região Nordeste, teve um reajuste de , com a tarifa passando para . Já em , o aumento foi de , resultando em uma tarifa de . Por fim, em , a tarifa subiu , chegando a .
Os motivos por trás desses reajustes são variados, mas geralmente envolvem fatores como aumento dos custos de operação, incluindo combustíveis, manutenção de veículos e salários dos funcionários. As negociações entre os consórcios de ônibus e os órgãos reguladores municipais são complexas e levam em consideração diferentes variáveis para determinar o valor final da passagem.
A reportagem procurou por informações adicionais sobre o impacto desses aumentos na mobilidade urbana dessas capitais, no entanto, essas informações não foram disponibilizadas na fonte original. Vale ressaltar que a lista divulgada pelo G1 pode não ser exaustiva, e outras cidades podem ter registrado aumentos em suas tarifas de ônibus no início de 2025. Acompanhe as atualizações para mais informações.