Pedágio eletrônico para caminhoneiros começa a ser cobrado a partir desta quarta-feira (1º) na BR-153; entenda
Palmas, TO – A partir desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, caminhoneiros que trafegam pela BR-153 no Tocantins começaram a pagar pedágio eletrônico. A cobrança, que abrange 17 praças de pedágio, marca o início da operação da CCR MSVia, concessionária responsável pela gestão do trecho da rodovia federal. A expectativa é que a arrecadação seja revertida em melhorias na infraestrutura da via.
O sistema eletrônico substitui as tradicionais cabines de pedágio, utilizando tecnologia para identificar e cobrar os veículos automaticamente. De acordo com a CCR MSVia, a tecnologia embarcada nos veículos, como o sistema de identificação automática de veículos (AIV), é fundamental para o funcionamento do sistema. O valor da tarifa varia de acordo com o tipo de veículo e o trecho percorrido. A concessionária não divulgou os valores exatos das tarifas para cada trecho.
A implantação do pedágio eletrônico gerou debates entre caminhoneiros e a concessionária nos meses que antecederam o início da cobrança. Pontos de controvérsia incluíram a segurança do sistema, a transparência nas tarifas e a disponibilização de alternativas para pagamento em caso de falha no sistema eletrônico. A CCR MSVia afirmou ter realizado um amplo planejamento para minimizar os impactos da mudança e garantir a fluidez do tráfego na rodovia. A empresa disponibilizou canais de atendimento para tirar dúvidas e auxiliar os condutores durante a adaptação ao novo sistema.
Para garantir a transparência na cobrança, a concessionária prometeu disponibilizar informações detalhadas sobre as tarifas em seu site e aplicativo. Apesar das preocupações iniciais, a expectativa é de que o sistema eletrônico contribua para uma maior agilidade no fluxo de veículos e melhore a segurança na BR-153, uma importante via de escoamento da produção agrícola do Tocantins e região. A CCR MSVia se comprometeu a investir os recursos arrecadados em obras de manutenção e melhorias na rodovia, incluindo a recuperação do pavimento e a sinalização.
A implementação do pedágio eletrônico na BR-153 representa uma mudança significativa para o transporte de cargas no Tocantins. O sucesso da iniciativa dependerá da eficiência do sistema eletrônico, da transparência na cobrança e do diálogo contínuo entre a concessionária e os caminhoneiros. Os próximos meses serão cruciais para avaliar o impacto da nova forma de cobrança na logística regional e na vida dos motoristas que utilizam a rodovia.