Operação da PF investiga servidores de hospital e empresas suspeitas de desviar dinheiro do SUS em MT
Operação da PF investiga desvio de recursos do SUS em hospital de Mato Grosso durante a pandemia
Cuiabá, MT – 06 de dezembro de 2024 – Uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta sexta-feira (6) em Mato Grosso investiga suspeitas de desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) em um hospital durante a pandemia de Covid-19. A ação, batizada de “Operação Pandemia”, mira o Hospital e Maternidade Santa Helena, localizado em Cuiabá, e apura indícios de fraude em contratos firmados com o Ministério da Saúde. A investigação busca identificar responsáveis por supostos superfaturamentos e desvios de recursos federais destinados ao combate à pandemia.
De acordo com a PF, a investigação teve início a partir de denúncias anônimas e informações levantadas pela Controladoria-Geral da União (CGU). As suspeitas apontam para um esquema que teria desviado recursos públicos por meio de contratos superfaturados para a compra de equipamentos e insumos médicos. A investigação apura se houve participação de servidores públicos e representantes do hospital no esquema criminoso.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo três em Cuiabá e um em Várzea Grande. Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal de Cuiabá. Os policiais federais apreenderam documentos, computadores e outros materiais que serão analisados para comprovar as irregularidades. A PF não divulgou o valor total suspeito de ter sido desviado, mas informou que a investigação busca apurar os prejuízos causados aos cofres públicos.
Ainda não há presos em decorrência da operação. A investigação segue em andamento para identificar todos os envolvidos e apurar a extensão dos danos causados ao SUS. As pessoas investigadas serão indiciadas pelos crimes de fraude em licitações e peculato, caso sejam comprovadas as irregularidades. A PF ressaltou a importância da operação para garantir a transparência e o correto uso dos recursos públicos destinados à saúde.
A operação “Pandemia” demonstra o compromisso das autoridades em combater crimes contra a administração pública, especialmente aqueles que afetam a saúde da população, principalmente durante um período crítico como a pandemia de Covid-19. As investigações continuarão para que todos os envolvidos sejam responsabilizados e os recursos desviados sejam recuperados.