O que fazer quando uma amizade acaba
Fim de uma amizade: como lidar com a dor e seguir em frente
Terminar uma amizade pode ser tão doloroso quanto um término romântico. Afinal, amigos são parte importante da nossa rede de apoio, e a perda dessa conexão pode gerar sentimentos de tristeza, raiva, confusão e até mesmo solidão. Segundo pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), , e 70% deles relataram ter sofrido muito com a experiência.
Mas, como lidar com essa situação? É possível superar a dor e seguir em frente? A psicóloga clínica , especialista em terapia comportamental, explica que o primeiro passo é que você está sentindo. “É normal sentir raiva, tristeza, mágoa e até mesmo culpa”, afirma a especialista.
É importante , tanto de si mesmo quanto do amigo. Buscar para a situação, sem tentar entender ou justificar o término, pode ser um caminho para lidar com a dor de forma mais saudável.
A psicóloga também destaca a importância de durante esse processo. “Reserve tempo para atividades que te tragam prazer, como hobbies, exercícios físicos e momentos com outras pessoas queridas”, aconselha.
Conecte-se com outras pessoas que te apoiam e não tenha medo de caso a dor seja muito intensa e esteja interferindo na sua vida. A psicoterapia pode auxiliar a lidar com as emoções e encontrar ferramentas para superar o término.
É importante lembrar que nesse processo. Com o tempo, a dor diminuirá e você poderá reconstruir sua vida social e fortalecer outras amizades. A experiência de um término, apesar de difícil, pode ser uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal.