O desempenho de Bolsonaro, Michelle, Tarcísio, Ratinho e Zema em eventuais disputas contra Lula em 2026
São Paulo, 24 de agosto de 2023 – Uma nova pesquisa Datafolha, divulgada pela CartaCapital, traça cenários para as eleições presidenciais de 2026, projetando possíveis embates entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e figuras do espectro político de direita. Os resultados indicam um quadro complexo, com Lula mantendo boa vantagem em alguns confrontos, mas também demonstrando vulnerabilidade em outros.
O estudo apresenta simulações de segundo turno, considerando diferentes candidatos contra Lula. No confronto mais favorável ao petista, Lula vence Bolsonaro por 52% a 36%. A pesquisa também avalia a esposa do ex-presidente, Michelle Bolsonaro, que, em um embate com Lula, obtém 31% dos votos contra 55% do petista. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Entretanto, os resultados também apontam cenários mais apertados. Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Lula venceria por uma diferença mais estreita: 50% a 39%. Já em um confronto com o governador do Paraná, Ratinho Jr., a vantagem de Lula se reduz para 49% contra 40%. Em um cenário com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, Lula teria 48% dos votos contra 39% do tucano.
É importante ressaltar que a pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 19 de agosto de 2023, com 2.531 entrevistas presenciais em 178 municípios, abrangendo todas as regiões do Brasil. A margem de erro, como mencionado, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa também levou em conta variáveis sociodemográficas para garantir a representatividade da amostra.
A pesquisa Datafolha para CartaCapital oferece um panorama inicial das possíveis disputas presidenciais em 2026. Embora Lula se apresente como favorito nos cenários apresentados, a diferença em relação a alguns adversários é relativamente pequena, indicando que a corrida eleitoral poderá ser acirrada e sujeita a mudanças significativas nos próximos anos, dependendo do cenário político e da dinâmica da campanha eleitoral. A proximidade dos resultados demonstra a importância de se acompanhar atentamente o desenvolvimento do cenário político brasileiro até a data da eleição.