Nível do Rio Acre reduz mais de 1,80 metro na primeira semana de novembro
Rio Acre: Nível cai mais de 180 metros na primeira semana de novembro, intensificando seca histórica
Rio Branco, Acre – O nível do Rio Acre continua em queda livre, intensificando a seca histórica que assola o estado. De acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na primeira semana de novembro, o rio sofreu uma redução de mais de 180 metros, um número alarmante que coloca em risco o abastecimento de água e a produção agrícola da região.
A situação crítica se estende a diversos pontos do estado, com o nível do rio em queda acentuada em todas as cidades ribeirinhas. Em Rio Branco, a capital do Acre, o rio atingiu a marca de 2,77 metros na última sexta-feira (1º), 1,79 metro abaixo da média histórica para o período.
“A situação é preocupante, com o nível do Rio Acre baixando a cada dia”, afirmou o coordenador da Defesa Civil do Acre, coronel Carlos Batista. “Estamos monitorando a situação de perto e trabalhando para minimizar os impactos da seca”, completou.
A seca atípica no Acre começou em julho deste ano, com chuvas abaixo da média e temperaturas acima do normal. O baixo nível do Rio Acre coloca em risco o abastecimento de água de diversas cidades, como Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Tarauacá, além de prejudicar a navegação e a produção agrícola na região.
A Defesa Civil do Acre está trabalhando para minimizar os impactos da seca, distribuindo água potável para as comunidades afetadas e realizando ações de conscientização sobre o uso racional da água. As autoridades do estado pedem à população que economize água e colabore com as medidas de prevenção e combate à seca.