Moradores da comunidade Santa Inês fazem manifestação um mês após morte de moradora



Moradores de comunidade no Amazonas protestam um mês após morte de moradora em suposta ação policial

Manaus, 05 de novembro de 2024 – Um mês após a morte de Maria José de Oliveira, 45 anos, em suposta ação policial na comunidade Santa Inês, em Manaus, moradores realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (5) para pedir justiça e o fim da violência policial na região. O protesto, que contou com a participação de cerca de 50 pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, teve início por volta das 9h e durou cerca de duas horas.

Os manifestantes, que carregavam cartazes com frases como “Justiça por Maria José” e “Basta de violência policial”, bloquearam a entrada da comunidade com pneus e pedaços de madeira. De acordo com os moradores, Maria José foi morta por disparos de arma de fogo durante uma operação da Polícia Militar na comunidade, no dia 5 de outubro. A polícia, por sua vez, alegou que a vítima foi atingida por um tiro acidental durante um confronto com traficantes.

A família de Maria José contesta a versão da polícia e afirma que a vítima não tinha envolvimento com o tráfico de drogas. A irmã da vítima, Maria da Penha de Oliveira, 48 anos, afirmou que a família está lutando por justiça e que não vai descansar enquanto os responsáveis pela morte de Maria José não forem punidos. “Minha irmã era uma pessoa trabalhadora, que só queria uma vida tranquila. Ela não merecia ter a vida ceifada dessa maneira”, disse Maria da Penha, com lágrimas nos olhos.

A Polícia Civil do Amazonas investiga o caso e aguarda o resultado da perícia realizada no local do crime para determinar as circunstâncias da morte de Maria José. A investigação também apura se houve abuso de poder por parte dos policiais envolvidos na ação.

A comunidade Santa Inês, localizada na zona norte de Manaus, é conhecida por ser um dos locais com maior índice de violência policial na capital amazonense. Nos últimos anos, moradores da comunidade denunciaram vários casos de abuso de poder e violência por parte da polícia.

A manifestação de hoje demonstra a indignação dos moradores da comunidade Santa Inês com a violência policial na região e o clamor por justiça pela morte de Maria José. A família da vítima, assim como os moradores da comunidade, aguardam ansiosamente pelos resultados das investigações e esperam que a justiça seja feita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *