Modelos aos 60+: os avanços e desafios para mulheres maduras no mundo da moda



Modelos Aos 60: Avanços e Desafios Para Mulheres Maduras no Mundo da Moda

A indústria da moda, tradicionalmente focada em padrões de beleza jovens, tem se adaptado à demanda por representação de mulheres maduras. No Brasil, 27% dos modelos com mais de 60 anos atuam como influenciadoras digitais e 50% buscam espaço na moda, segundo pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos sobre Envelhecimento da Universidade de São Paulo (USP). No entanto, o caminho ainda é longo e a luta por inclusão continua.

O Globo Repórter mergulhou neste universo, trazendo a história de mulheres como Ana Maria Braga, que aos 74 anos se tornou a primeira modelo brasileira a estampar a capa da revista Vogue Itália, em maio de 2023. O feito abriu portas para outras mulheres, como a atriz Marieta Severo, que, aos 75, protagonizou uma campanha para a marca de lingerie Hope.

Mas a realidade para a maioria das modelos maduras é bem diferente. A falta de oportunidades e preconceito ainda são obstáculos a serem superados. Segundo a agência de modelos Senior Models, apenas 2% das modelos com mais de 50 anos conseguem trabalho. Essa discrepância se reflete no mercado publicitário, onde as mulheres maduras ainda são pouco representadas.

“A gente tem que lutar contra o mito de que a mulher madura não é interessante”, afirma a modelo Rita Moraes, de 64 anos, que defende a inclusão de mulheres de todas as idades na indústria da moda. “A beleza é um conceito muito amplo e abrange a experiência, a inteligência, a história de vida de cada pessoa”, completa.

Em meio a essa luta, uma nova geração de modelos está surgindo, impulsionada pela crescente conscientização sobre a importância da representatividade. Elas usam as redes sociais para divulgar suas histórias e inspirar outras mulheres a abraçarem a idade com orgulho.

“As marcas estão percebendo que a mulher de 60 anos é um público importante e com alto poder de consumo”, afirma a agente de modelos Luiza Barcellos. “Mas ainda há muito a ser feito para mudar a cultura da indústria da moda”, conclui.

A busca por igualdade e representatividade é uma luta contínua. As modelos maduras estão abrindo caminho para uma nova era na moda, onde a beleza é celebrada em todas as idades.

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