Ministro nega debate sobre mudanças no seguro-desemprego: ‘A não ser que governo me demita’
Luiz Marinho nega mudanças no seguro-desemprego: “Se ninguém conversou comigo, não existe”
– O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou nesta terça-feira (30) que não há nenhuma mudança em discussão para o seguro-desemprego. Em entrevista à imprensa, o ministro negou veementemente a possibilidade de alterações no benefício, assegurando que “se ninguém conversou comigo, não existe, a não ser que o governo me demita”.
A declaração de Marinho surge após rumores de que o governo estaria planejando alterações no seguro-desemprego, como a redução do valor do benefício ou a diminuição do número de parcelas. As especulações ganharam força após a divulgação de um estudo do governo, que apontou a necessidade de revisão do sistema de proteção ao desempregado.
“O estudo é um estudo, mas não significa que vamos implementar as medidas que ele sugere. O governo está aberto a discutir o tema, mas, por enquanto, não há nada definido”, disse o ministro.
Marinho também reforçou que qualquer alteração no seguro-desemprego precisa ser discutida com os trabalhadores e com os sindicatos. “O governo tem compromisso com os trabalhadores e não vamos tomar nenhuma medida sem antes ouvir as suas demandas”, afirmou.
A declaração do ministro traz um alívio para os trabalhadores, que temem que as mudanças no seguro-desemprego possam prejudicar a sua renda e a sua capacidade de superar um período de desemprego. A manutenção do benefício como está garante uma importante rede de proteção social para os trabalhadores brasileiros.