Mezanino de loja que desabou em Cacoal, RO, foi construído sem acompanhamento técnico, diz Crea



Mezanino desaba em loja de Cacoal-RO por falta de acompanhamento técnico, diz Crea

Cacoal (RO), 13 de dezembro de 2024 – Um desabamento parcial de mezanino em uma loja de Cacoal, Rondônia, expôs a falta de acompanhamento técnico na obra. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) confirmou que a estrutura, localizada na loja de móveis “Casa Nova”, foi construída sem o devido acompanhamento de profissional habilitado. O incidente, ocorrido na última semana, não deixou feridos, mas gerou grande preocupação e levantou questionamentos sobre a segurança de construções na região.

Segundo o Crea-RO, a ausência de um engenheiro ou arquiteto durante a execução da obra violou as normas técnicas de segurança e construção civil. A entidade afirma que a falta de acompanhamento profissional é uma prática recorrente e perigosa, que pode resultar em acidentes graves com consequências irreversíveis. O Crea-RO iniciou uma investigação para apurar as responsabilidades pela construção irregular do mezanino. A loja “Casa Nova” será notificada e deverá apresentar toda a documentação referente à obra, incluindo projetos e licenças.

O presidente do Crea-RO, eng. agr. Gilvan Pereira da Silva, alertou para os riscos da construção sem acompanhamento técnico. “É fundamental a presença de um profissional habilitado em todas as etapas da construção, desde o projeto até a finalização da obra. A economia com a contratação de profissionais qualificados pode sair muito cara, comprometendo a segurança e até mesmo vidas”, afirmou Silva. O Crea-RO reforça a importância da busca por profissionais legalmente habilitados, a consulta prévia à entidade sobre a regularidade de profissionais e a verificação de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para garantir a segurança das construções.

O desabamento do mezanino na loja de móveis serviu como alerta para a necessidade de maior rigor na fiscalização das obras em Cacoal e em todo o estado de Rondônia. O Crea-RO promete intensificar as ações de fiscalização e orientar a população sobre a importância da contratação de profissionais habilitados para evitar acidentes como este. A investigação em andamento pelo Crea-RO deverá definir as sanções a serem aplicadas à loja “Casa Nova” e esclarecer todas as responsabilidades envolvidas na construção irregular do mezanino. O caso demonstra a fragilidade do sistema de fiscalização e a necessidade urgente de maior conscientização sobre segurança em obras civis na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *