Metade dos alunos brasileiros de 9 anos não sabe resolver tabuada ou contas como ‘100 + 210’, mostra estudo internacional



Metade dos alunos brasileiros de 9 anos não domina operações matemáticas básicas, revela estudo internacional

São Paulo, 4 de dezembro de 2024 – Um estudo internacional divulgado nesta quarta-feira, 4 de dezembro, revelou um cenário preocupante para a educação matemática no Brasil: 50% dos alunos brasileiros de 9 anos não conseguem resolver problemas simples de tabuada ou operações como 100 – 210. Os dados fazem parte do Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS) e do International Study of Mathematics and Science (TIMSS) 2023, avaliações que medem o desempenho de estudantes em leitura e matemática em países ao redor do mundo.

A pesquisa comparou o desempenho de estudantes brasileiros com o de seus pares em outros países participantes. Os resultados apontam para uma defasagem significativa na aprendizagem matemática entre os alunos brasileiros de nono ano. A dificuldade em realizar operações aritméticas básicas, como a subtração exemplificada (100 – 210), indica lacunas importantes na formação matemática desde os anos iniciais do ensino fundamental. A incapacidade de resolver problemas de tabuada, ferramenta fundamental para o desenvolvimento de habilidades matemáticas mais complexas, acende um alerta para a necessidade de intervenções urgentes no sistema educacional.

O estudo destaca a gravidade da situação, apontando que a metade dos alunos brasileiros de 9 anos apresenta dificuldades em lidar com conceitos matemáticos elementares. Essa defasagem pode ter consequências a longo prazo no desenvolvimento acadêmico e profissional desses estudantes, comprometendo sua trajetória educacional e suas futuras oportunidades. Não foram apresentados detalhes sobre as possíveis causas dessa defasagem, mas o resultado evidencia a necessidade de uma análise aprofundada do sistema de ensino, visando à identificação de pontos críticos e à implementação de estratégias eficazes para melhorar o aprendizado em matemática.

A divulgação desses dados impõe um desafio imediato às autoridades educacionais e aos profissionais da área. A busca por soluções inovadoras e a implementação de políticas públicas eficazes para a melhoria do ensino de matemática se tornam cruciais para garantir que as futuras gerações de brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade e consigam desenvolver plenamente suas habilidades matemáticas. A necessidade de investimentos em formação de professores, em materiais didáticos adequados e em métodos de ensino inovadores é uma demanda urgente para reverter esse quadro preocupante. A conclusão é que a situação exige atenção imediata e ações concretas para garantir que as crianças brasileiras tenham as bases matemáticas necessárias para um futuro melhor.

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