Meta é multada em R$ 4,8 bilhões na União Europeia por vincular serviço de classificados ao Facebook
Meta multada na União Europeia por vincular serviço de classificados ao Facebook
A gigante tecnológica Meta foi multada em pela Comissão Europeia nesta quinta-feira (14/11) por violar as regras de concorrência da União Europeia. A acusação? A empresa vinculou indevidamente seu serviço de classificados online, o , à rede social Facebook, prejudicando a concorrência nesse mercado.
A investigação da Comissão Europeia revelou que a Meta, proprietária do Facebook e Instagram, impôs condições injustas aos seus concorrentes no mercado de classificados online. A prática da empresa consistia em exigir que os anunciantes no Facebook Marketplace também oferecessem seus produtos no Facebook. Isso significava que os concorrentes do Marketplace não tinham acesso ao mesmo número de usuários e, portanto, enfrentavam uma desvantagem significativa.
“A Meta abusou de sua posição dominante no mercado de redes sociais para prejudicar a concorrência no mercado emergente de classificados online. Essas práticas são ilegais e prejudicam os consumidores”, declarou Margrethe Vestager, Vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia responsável pela política de concorrência.
A investigação da Comissão Europeia teve início em , após a recepção de várias reclamações de concorrentes do Facebook Marketplace. A decisão de multar a Meta é a mais recente de uma série de ações da União Europeia para regular o poder das grandes empresas de tecnologia. Em 2017, a Google foi multada em por favorecer seu próprio comparador de preços em resultados de pesquisa.
A Meta, por sua vez, afirmou que discorda da decisão da Comissão Europeia e que irá recorrer da multa. “Acreditamos que o Facebook Marketplace oferece aos usuários um serviço valioso, e que nossa integração com o Facebook é benéfica para todos”, disse a empresa em comunicado.
A decisão da Comissão Europeia é um sinal claro de que as autoridades reguladoras estão dispostas a tomar medidas contra as práticas anticompetitivas das grandes empresas de tecnologia. A multa aplicada à Meta é um aviso para outras empresas do setor, que precisam estar atentas para evitar práticas que possam prejudicar a concorrência e, em última análise, os consumidores.