Marina: saída da Argentina da COP29 não interfere em negociações
Argentina decide não participar da COP29, mas saída não impacta negociações, garante ministra
– A Argentina anunciou nesta segunda-feira que não participará da COP29, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em novembro. A decisão foi tomada pelo governo argentino, que justificou a ausência com a necessidade de “priorizar recursos para outros compromissos internacionais”.
Apesar da ausência da Argentina, a ministra do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, , garantiu que a saída não interfere nas negociações da COP29. “A Argentina está comprometida com os acordos internacionais sobre clima e continuará a trabalhar para atingir as metas de redução de emissões, mesmo sem a presença física na COP”, afirmou a ministra em entrevista coletiva.
Arena também ressaltou que a Argentina continuará a participar ativamente das negociações internacionais sobre o clima, através de seus representantes em organismos multilaterais, como a ONU. A ministra destacou que a Argentina já apresentou sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) para a redução de emissões, e que está trabalhando para atingir as metas estabelecidas.
A decisão da Argentina de não participar da COP29 gerou reações mistas. Alguns especialistas consideram que a ausência do país é um sinal de fragilidade do compromisso global com a luta contra as mudanças climáticas. Outros, no entanto, defendem que a Argentina está priorizando seus recursos para outros compromissos internacionais, como a crise econômica e a pandemia de COVID-19.
A COP29 será um momento crucial para as negociações internacionais sobre o clima. As expectativas são altas para que os países consigam avançar em um acordo global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e conter o aquecimento global. A ausência da Argentina, embora não comprometa as negociações, representa uma perda para o debate e para a construção de soluções conjuntas para o desafio climático global.