Mais de 102 mil inscritos são esperados para o primeiro dia do Enem 2024 no RN, neste domingo (3)
Enem 2024 no RN: ausência e calor marcam o primeiro dia de provas
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 no Rio Grande do Norte foi marcado por uma taxa de abstenção significativa e pelo calor intenso. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 16,8% dos inscritos no estado faltaram à prova neste domingo (3 de novembro). A prova, que abordou as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, teve início às 13h (horário local) e terminou às 19h.
A ausência dos candidatos no Rio Grande do Norte ficou acima da média nacional, que foi de 15,3%. A capital, Natal, registrou uma taxa de abstenção de 17,2%. O calor também foi um fator que dificultou a prova para os candidatos. A temperatura em Natal chegou aos 33°C, o que causou incômodo para muitos participantes.
Apesar das dificuldades, os candidatos que compareceram à prova mostraram-se dispostos e confiantes. A estudante Maria Eduarda, que realizou o exame em Natal, comentou sobre a dificuldade da prova: “A prova foi bem desafiadora, principalmente as questões de interpretação de texto. Mas me preparei bastante e estou confiante no meu desempenho.”
O segundo dia do Enem será realizado no próximo domingo, 10 de novembro, e abordará as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O Inep ainda não divulgou os locais de prova para o segundo dia, nem a quantidade de inscritos que farão o exame no Rio Grande do Norte.
Os candidatos que obtiverem notas satisfatórias no Enem poderão concorrer a vagas em universidades públicas e privadas em todo o país. O resultado do exame será divulgado no dia 18 de dezembro de 2024.