Mães atípicas protestam contra suspensão de transporte de crianças para terapias em Natal
Mães de crianças com deficiência protestam contra suspensão do transporte escolar em Natal
Mães de crianças com deficiência realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (5), em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SEMED), contra a suspensão do transporte escolar que leva seus filhos para terapias. A medida, que afeta cerca de , foi tomada pela Prefeitura de Natal no último dia 29 de outubro.
Segundo as mães, a falta do transporte impede que seus filhos acessem os serviços de reabilitação, que são essenciais para o desenvolvimento das crianças. “O transporte é fundamental para que nossos filhos tenham acesso às terapias e possam se desenvolver”, afirmou Ana Paula Silva, mãe de um menino de 8 anos com paralisia cerebral.
“A maioria das crianças que precisam do transporte tem algum tipo de deficiência física ou intelectual, o que dificulta o acesso ao transporte público”, explicou Maria da Conceição, mãe de uma menina de 6 anos com autismo. “Sem o transporte, muitas famílias se veem impossibilitadas de levar seus filhos para as terapias”, completou.
A Prefeitura de Natal justificou a suspensão do transporte alegando e informou que está buscando . No entanto, as mães garantem que nenhuma proposta alternativa foi apresentada. “A Prefeitura não se manifestou sobre a situação e não deu nenhuma garantia de que o transporte será restabelecido”, disse Ana Paula.
As mães afirmam que pretendem continuar protestando até que a Prefeitura restabeleça o transporte escolar para seus filhos. Elas também buscam apoio de outras entidades para pressionar a Prefeitura a atender suas demandas.
“Não vamos nos calar. Vamos lutar pelos direitos dos nossos filhos”, declarou Maria da Conceição. “O transporte é essencial para que nossos filhos tenham uma vida digna e possam ter acesso aos seus direitos”, finalizou.