Mãe acompanha filha até local de prova do Enem 2024 em Boa Vista para dar apoio: ‘do lado dela’
Mãe acompanha filha até local de prova do Enem 2024 em Boa Vista para dar apoio: “É o sonho dela”
– A emoção tomou conta da manhã deste domingo na capital de Roraima, com milhares de estudantes se preparando para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Entre a multidão, uma história de apoio e amor materno chamou atenção: a de Maria José, que acompanhou a filha, Ana Clara, até o local de prova, a Universidade Federal de Roraima (UFRR).
“É o sonho dela, desde pequena ela fala em fazer faculdade”, disse Maria José, com os olhos marejados. “Eu não podia deixar de estar aqui, do lado dela, para dar força e mostrar que estou sempre com ela, na alegria e na dificuldade.”
Ana Clara, que sonha em cursar Medicina, se mostrou grata pelo apoio da mãe. “É muito importante ter a minha mãe aqui comigo, me dando força. Ela é meu porto seguro”, afirmou a jovem, visivelmente nervosa, mas confiante.
A prova do Enem 2024 teve início às 13h, com duração de 5 horas e 30 minutos. Os estudantes responderam a 90 questões objetivas, divididas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
A segunda etapa do Enem será realizada no dia 17 de novembro, com a prova de redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Neste domingo, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 4.562.716 inscritos realizaram a prova em todo o país. No estado de Roraima, 17.823 candidatos participaram da prova.
A jornada do Enem é um momento crucial na vida de milhares de jovens que buscam ingressar no ensino superior. O apoio familiar, como o demonstrado por Maria José, é fundamental para fortalecer o ânimo e a esperança dos estudantes nesse momento decisivo.